A respiração correta é um importante auxiliar na hora treino!

Entender a prática respiratória pode ser fundamental para o sucesso do exercício fisico

A respiração é um ato tão simples e automático mas que causa grandes dúvidas nos alunos na hora do treino!

Para entender um pouquinho mais eu quero falar sobre o que chamamos de padrão respiratório, a maneira como respiramos. Na maioria da população encontramos o padrão respiratório misto que é a utilização do músculo diafragma juntamente com os intercostais (músculos entre as costelas) e também músculos acessórios localizados no pescoço. Neste padrão a caixa torácica se expande juntamente com o abdome.

Profissionais que trabalham com a voz (cantores, professores, palestrantes) se educam dentro do padrão respiratório diafragmático, onde o diafragma assume o papel principal na respiração juntamente com a expansão do abdome. Já em pessoas ansiosas e aceleradas é comum identificar uma maior utilização da musculatura acessória, é aquela respiração mais curta e que acaba tensionando mais ombros e pescoço.

E como ficamos em modalidades como o pilates? Para manter a contração do power house precisamos ativar o abdome, por isso o padrão respiratório indicado é predominantemente intercostal, quando os músculos entre as costelas ficam mais ativos para respirar.

A respiração correta nas aulas ajuda durante os exercícios, coordenado o ciclo respiratório com o movimento, também relaxa o corpo, alivia tensões, oxigena a musculatura e aumenta a oferta de oxigênio para o cérebro, melhorando suas funções cerebrais, ajudando na concentração. Respirar é um exercício! E você, já respirou hoje?