Coisas que você deve fazer antes de morrer ou ainda em 2018!

Por Fernanda Silva

Eu deveria ter colocado o título assim “coisas que você deve fazer agora!” já que não sabemos quando morreremos, não é? Mas vamos ser clichês! Há um bom tempo tenho visto listas muito mais legais, mais sentimentais e sensíveis, que realmente trazem propósitos possíveis e que farão a diferença em nossas vidas. Sempre leio esses tipos de textos, acordo no dia seguinte e penso: vou fazer pelo menos uma coisinha dessa lista essa semana. Por isso, fiz uma “COISAS QUE EU DEVO FAZER “ANTES DE MORRER” para chamar de minha (ela é baseada nesse texto do CONTI outra) para começar bem 2018. Mudei umas coisas, coloquei prazos em outras, pois morro de medo de morrer (outra coisa a ser trabalhada), então vamos correr com esses objetivos, né, querida!

1. Domine suas emoções
Ninguém gosta de pessoas mal-humoradas que arrastam outras pessoas para baixo. Por isso, pense bem antes de “derramar” todas as suas frustrações e estresses nas pessoas ao seu redor, elas não têm nada a ver com seus problemas. Além disso, mesmo nos dias que estiver mais “pra baixo” – o que é completamente comum e faz parte – tente manter seu pensamento positivo… Isso atrai energias boas e faz você lidar melhor com suas emoções. Tente!

2. Cuide do seu corpo
Aprenda a comer bem e de maneira saudável e a valorizar isso. Tente limitar o material tóxico que você colocar em seu corpo, porque você realmente se preocupa com isso e não porque alguém te mandou fazer isso, é pela sua saúde e não por padrões. Não é necessário nenhum exagero – as pessoas andam ficando “doentes” em troca de uma vida saudável, mas tome cuidado com o seu corpo, porque você só tem um.

3. Aprenda a pedir desculpas
Mostre força ao admitir seus erros. Não seja frio e duro. Se você estragou tudo, acalme-se e admita que você errou. As pessoas valorizam este tipo de comportamento e você se sentirá bem melhor. Ah, só peça desculpas se elas forem sinceras.

4. Perdoe!
Não há nada mais libertador do que perdoar sinceramente alguém. Isso permite que você se livre da raiva e libere sua mente para coisas mais leves.

5. Além disso, faça as pazes com você mesmo e SE AME!
Não se esqueça de fazer o mesmo com você mesmo: se perdoe e se ame. Seja gentil com você mesmo, por dentro e por fora. Todos os dias!

6. Aprenda a apreciar estar sozinho
Os momentos de solidão permitem espaço para reflexão, identificação de sentimentos e recarrega as baterias. E permitem ainda que você descubra novos hábitos e gostos que nunca imaginou…

7. Questione-se sobre suas próprias convicções
Pense em todas as coisas que você acreditava que eram verdade quando você era criança e que agora você sabe que estavam completamente erradas. Pense em todas as coisas que as pessoas acreditavam ser verdade há 100 ou 200 anos. Será que você pode estar errado sobre alguma coisa agora também? Abra a sua mente para se questionar sobre algumas coisas, para opiniões novas e novas maneiras de ver o mundo.

8 Livrar-se da bagagem emocional
Se algo está te prendendo ao passado de forma negativa, procure tratamento, enfrente esses fantasmas e tente encontrar nomas maneiras de encarar essa realidade, não desanime – procurar a terapia pode ser uma ótima! Nada é mais valioso do que o tempo, o presente, e você não vai querer desperdiça-lo sofrendo com problemas do passado.

9. E se te der vontade de mudar, MUDE!
Com o passar do tempo, a gente começa a ver que mudanças são necessárias… Não só físicas, mas internas mesmo. Não tenha medo de não se identificar mais com algo que você amava há cinco anos atrás. Somos mutáveis e é normal queremos mudar! E não tenha medo do que as pessoas irão achar… Muitas vezes ficamos presos em nossas próprias vontades com receio do que o mundo irá pensar e deixamos grandes oportunidades para trás.

10. Trabalhe em suas relações!
Crie o hábito de aprofundar seus relacionamentos e faça de tudo para eles não caírem na superficialidade. Vivemos tão estressados, com tanta pressa, com tanta mensagem no WhatsApp e Stories para assistir, que esquecemos de coisas essenciais da vida.

11. Ame profundamente (e diga isso).
É maravilhoso quando as pessoas perdem as amarras e aprendem a falar mais claramente sobre seus sentimentos. Fale EU TE AMO sem medo! Seja para sua mãe, para o seu avó, um amigo, um ficante…

12. Aprofunde seu lado aventureiro.
Todo aventureiro tem histórias interessantes para contar. Torne-se um deles! Mesmo que seja para um pequena aventura, algo que para você é especial… Não precisa pular de paraquedas, às vezes, andar de bicicleta pode ser uma aventura e tanto…

13. Tire uma hora do seu dia para fazer algo para você, SOZINHO(A).
Pode ser uma massagem, comprar um sapato, tomar um café ou apenas ficar sentado num parque no fim do expediente. Cuide de você, do seu interior e de sua mente, não apenas do seu corpo. Agrade-se! Das 24 horas do seu dia, uma para você não será nada demais e fará toda diferença em sua rotina.

14. Viaje! Muito!
Nem preciso falar o quanto viajar é enriquecedor né… Planeja-se e viaje o máximo que puder!

15. E exponha-se a novos estímulos
Nunca, jamais, deixe de experimentar coisas novas. Seja um jeito novo de pentear o cabelo, um novo trajeto pro trabalho, novos alimentos… Conheça mais coisas!

16. Enfrente o seu desejo de ir além…
Faça algo que você tem vontade de fazer sem se justificar para qualquer outra pessoa. Ouça a si mesmo e descubra qual o mundo que “você” quer conhecer.

17. More em um lugar muito diferente de sua cidade natal
Essa é para eu por em prática daqui pra frente pois vale assim como a dica 14 sobre viajar e conhecer o mundo… Vale viver a “vida toda” no mesmo lugar? Não somos uma árvore, né! Esse lugar vai te dar grandes e novas perspectivas, você vai se tornar mais aberto e terá seus horizontes ampliados.

18. Visite um novo país a cada ano (a grana não dá, tudo bem, conheça cidades diferentes)
Por que não ir a algum lugar que você ainda não foi antes? Por que não fazê-lo todos os anos? E aproveite muito! Não só como turista… Conheça os lugares locais, converse com pessoas, coma comidas diferentes do que está habituado, passeie por lugares que nunca se imaginaria… Você não vai se arrepender.

20. Aprenda a viver com o mínimo
Reduza os seus gastos. Você vai descobrir que você precisa de muito menos do que você pensa. E vai te possibilitar milhares de coisas que nunca imaginou poder pagar… E não se esqueça: quer comprar algo novo? Doe o antigo para quem precisa… Se for algo que precisa muito e tá faltando uma parte do valor, venda o antigo. Saiba administrar suas finanças e viva muito melhor com menos!

21. Preste algum serviço sem esperar algo em troca
Faça um trabalho voluntário. Ofereça um café a uma pessoa sem teto. Arrume a sua maneira de ajudar um estranho. Basta fazer algo que não tenha retorno direto para você e ver o que acontece. Pequenos atos nossos podem significar uma grande diferença para alguém em necessidade! Se você já passou por alguma necessidade sabe bem disso.

22. Faça algo com as mãos
Crie algo com as mãos. A sensação de criar é indescritível e pode nos lembrar que somos capazes de muitas outras coisas. No meu caso a cozinha e o pequeno jardim da varanda funcionam super bem! O DIY (Faça Você Mesmo) é algo que pode mudar a sua vida!

23. Domine uma profissão
E depois outra… Já foi o tempo em que uma pessoa aprendia uma profissão e a executava até a morte – ou aposentadoria. Vivemos em um mundo muito acelerado e flexível, por isso, se sentir o desejo de fazer algo diferente, e que pode lhe dar mais alegria, felicidade e dinheiro, por que não despertar seu lado curioso e tentar algo novo? Talvez a hora de começar algo novo seja agora!

24. Comece o seu próprio negócio

Você não precisa pedir demissão após ler esse post… Mas não se segure em um emprego apenas por causa do medo. Aproveite aquele hobby e faça-o virar uma renda extra; ou se planeje para virar um empreendedor… Afinal, quem não ama seu trabalho mas sempre sonhou em mudar algumas coisinhas que o fariam perfeito? Tentar e talvez não gostar é sempre uma história melhor do que dizer: “Eu não sei, eu nunca ousei experimentar!”

25. Entenda que falhar faz parte do jogo
Todo mundo falha em suas primeiras tentativas de alcançar algo grande. Não tenha medo de errar e não deixe de fazer coisas novas por isso!

26. E se necessário recomece!
O truque das pessoas de sucesso é que elas se recuperam de seus fracassos e tentam mais uma vez…

27. Abandone um mau hábito
Eles são chamados de “maus hábitos” por uma razão, certo? Seja deixar de fumar, dormir mais (ou menos), gastar menos tempo no celular, reciclar mais… Não importa! Mude coisas ruins de sua rotina.

28. Envie um e-mail ou uma carta para o seu futuro
Inspire-se a falar com as pessoas que você valoriza ou que te inspira… Tente chegar mais perto delas. Pode parecer bobo mas é uma coisa divertida de se fazer, e você pode aprender algo novo, com pouco ou nenhum esforço. Se você não tentar, você nunca vai ter uma resposta. E se a pessoa responder? Imagine o quão incrível seria isso?

29. Leia muitos livros
Há tanta sabedoria em livros. Por que não lê-los? Com certeza você pode se inspirar com o que as pessoas que escreveram esses livros passaram e descobriram. E a dica vale para filmes, peças e espetáculos de teatro, shows musicais, exposições de artes, consuma cultura!

30. Transmita suas próprias lições de vida
Escreva sobre as suas experiências. Fale sobre elas com outras pessoas. Transmita a sua sabedoria para outras pessoas. E vale até usar suas redes sociais para isso! Muitas pessoas acham que o que elas tem a dizer pode não ter nenhum valor para os outros, mas esquecem-se que há um monte de coisas que elas sabem que outras pessoas não têm ideia. Compartilhe suas ideias!

31. Aprenda a dançar ou aprenda um novo esporte!
É uma forma divertida de se expressar, faz bem para saúde e para o humor! EXPERIMENTE!

32. Tenha um animal
Claro, se você tiver disponibilidade para cuidar de um bichinho. A ligação com um animal pode ensinar-lhe algumas lições muito valiosas. Além de trazer muito mais amor e afeto para sua vida. É inexplicável!

33. Passe o maior tempo possível com seus pais ou com quem te criou!
Quanto mais velho você fica, mais você verá como seus pais (avós ou tios) estavam certos sobre um monte de coisas. Melhor passar o máximo de tempo possível com eles e aproveitar sua experiência de vida. Eles se preocupam com você e você deve apreciar o que eles fazem!

34. Seja feliz
No final, todo mundo quer ser feliz! Mas muitas vezes é mais difícil do que pensamos. Eu acho que a última coisa na lista de todos deve ser “ser feliz” –
pois é o propósito da vida de muitas pessoas (pelo menos da minha é sim!). Encontre algo que você realmente gosta de fazer. Algo que lhe dá tanta alegria e felicidade que você nunca iria querer fazer algo diferente, nunca mais. Se você pode olhar no espelho todos os dias e adora o que você vê, eu acho que isso é muito mais valioso do que qualquer outra coisa que possa imaginar. Isso é ser feliz!