Homens de 30: Cinco passos para garantir o abdômen dos sonhos

O educador físico Peu Queiroga separou dicas essenciais para você alcançar esse objetivo

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Você malha, malha, malha essa barriga e se pergunta por qual motivo ainda não está vendo os “quadradinhos” brilharem em seu abdômen, não é? Relaxa, isso não acontece só com você! Muitos homens tem séries de exercícios perfeitas, focadas na região e não veem o tão esperado “tanquinho dos sonhos” surgir. E sabe o por quê? Porque não é só isso! Além de, claro, bons treinamentos para o abdômen, você precisa de uma alimentação adequada, boas horas de descanso e muita determinação.

Então, para te ajudar, o educador físico Peu Queiroga, separou alguns conselhos indispensáveis para o seu objetivo: garantir o “tanquinho” que você pediu a Deus! Confira:

1. Exercício Físico . Mais uma vez alguém falando pra você praticar atividade física regularmente? Não será o ultimo! Praticar exercícios planejados e supervisionados por um profissional de Educação Física evitará com que você se lesione a curto, médio e longo prazo, além do que irá regular a parte física do seu corpo. Nós fomos feitos para caçar, andar, correr e não para ficar parados, sentados no computador a tarde inteira, por exemplo… Portanto, para que os músculos abdominais cresçam, tem que ser feito como com o corpo todo na musculação. É preciso suportar uma determinada carga e se adaptar a ela. Então não adianta fazer mil abdominais se seus músculos já estão adaptados a este tipo específico de exercício. É preciso variar e progredir, por isso converse com seu professor!

2. Boa alimentação. Uma nutrição bem regulada e planejada trará benefícios para o seu shape através da regulação da parte química do seu corpo. Essas reações que acontecem, mas que não vemos, são responsáveis por 60 a 70% do processo de emagrecimento e mudanças corporais. O ideal é uma consulta à um (a) nutricionista, porém, o primeiro passo deve ser dado através do bom senso. Opte pelo consumo de alimentos naturais e saudáveis, em pequenas porções ao longo do dia (5 a 6 vezes ao dia). Esses novos hábitos irão proporcionar uma aceleração em seu metabolismo, o que te ajudará na queima de gordura e, consequentemente, à ter o abdômen desejado.

Dica: leia os ingredientes dos alimentos industrializados que for consumir e pense sobre isso. Prefira os produtos naturais!

3. Um boa noite de sono. Durante o sono acontecem as reações químicas no corpo, que se recupera de tudo o que aconteceu com ele ao longo do dia, de acordo com o que você comeu, como se exercitou, etc… Tudo o que você fez será processado neste momento pelo seu corpo e pela sua mente, sendo essencial para atingir sua meta de ter “o tanquinho dos sonhos”. Portanto, este é o momento mais do que ideal para o seu corpo poder evoluir e estar pronto para o dia seguinte, inclusive recuperado para uma nova sessão de treinamento!

4. Força, Foco e Fé… Deixa disso! Não misture as coisas! Você precisa sim de determinação, mas de atenção também! O mais importante neste processo é a adaptação do seu corpo para que ele progrida e se modifique realmente. Se você se alimenta bem e faz atividades, mas mesmo assim não consegue um tanquinho ou uma tábua de passar roupa (risos)… Analise o que pode estar atrapalhando, pois isso varia de pessoa pra pessoa , não há uma regra! Por exemplo, vá ao endocrinologista conferir suas taxas hormonais, pois estas, quando desreguladas, atrapalham todo esse processo. Fique atento à alimentação, exercícios e também a opção de ter o acompanhamento de outro educador para te orientar. Siga a risca o que for recomendado pelos especialistas que você consultar e lembre-se que o paladar também se adaptará ao processo.

As comidas que você achava que nunca comeria passarão a fazer parte do seu cardápio e as que você tinha certeza que nunca deixaria de lado, simplesmente desaparecerão da sua vida. Naturalmente sua rotina vai mudando…

5. As partes formam um todo. Não siga essas dicas separadamente, elas precisam atuar em conjunto para que você tenha o resultado almejado. Se você parar e analisar este é um processo natural da vida: comer bem, dormir bem, se exercitar e ter um corpo saudável. Há muitos anos atrás nos não tínhamos e nem precisávamos de todos essas comidas industrializadas, por exemplo, o que proporcionava um corpo muito mais musculoso! Se esse é seu objetivo, esses cinco passos já vão te ajudar – e muito – a chegar lá!

Por Peu Queiroga – Educador Físico de Olinda (PE), especialista em Avaliação da Performance Humana.