Homens de 30: Dicas e aplicativos para te ajudar a desacelerar e dormir melhor!

Hey 30tões!

Já tem um tempo que venho pensando sobre esse assunto, mas um seguidor do blog no Intagram me sugeriu esse tema e resolvi falar melhor sobre “como desacelerar e dormir (viver) melhor”? Confesso que já sofri muito com questão de insônia, inquietação na hora de dormir – que hoje resolvo muito bem com algumas coisas que vou citar à frente, e por isso quero compartilhar com vocês!

Acredito que muito dessa aceleração toda, principalmente na hora de deitar, se dá por conta desse mundo louco e cheio de informações diárias em nossas mentes, especialmente por conta das redes sociais! Você já parou para pensar quantas vezes por dia você passa em algum app de mídia social? Seja rolando a timeline do Facebook, vendo Stories no Instagram ou dando match em pessoas em apps de relacionamentos, gastamos muitos minutos das nossas vidas nesses programas – e nem sempre são vendo/lendo/ouvindo coisas que vão nos agregar algo!

Muitas vezes não percebemos, mas são tantas coisas que ficam em nossas mentes ao estar absorvendo tanta informação, que tem uma hora que a cabeça não consegue relaxar, processando todo esse conteúdo diário… E isso, geralmente, acontece no fim do dia, quando nosso corpo já está pedindo arrego! E noites mal dormidas são terríveis não apenas para a sua vida social (cansaço excessivo, mal humor, falta de concentração), mas para a saúde. Segundo o nutrólogo Lucas Penchel, estudos mostram que a insônia atrapalha não só a perda de peso, já que prejudica todo o processo hormonal, como potencializa o risco de doenças como obesidade e diabetes.

Por isso, para deixar de sofrer com isso, separei algumas dicas que andam me ajudando muito a desacelerar a mente e ter um dia e uma ótima noite de sono!

– Evite ficar “à toa” no telefone! Eu AMO navegar pelas redes sociais e isso faz parte do meu trabalho, portanto, se esse também é seu caso, separe os momentos que você precisa estar nas redes à trabalho e por lazer. Quando estiver por lazer, delimite um tempo, por exemplo, não passe 3h na cama antes de dormir fazendo isso, pois com certeza será mais difícil pegar no sono;

– Alguns estudos dizem que ficar vendo telas antes de dormir atrapalham o sono profundo, então, evite também computador ou TV para dormir em seguida. Desligue, relaxe e parta para o sono! Evite também fazer atividades que te deem muita adrenalina, como esportes mais explosivos, pois os hormônios liberados do exercício podem retardar a vinda do sono;

– Um banho e/ou chá quentinho à noite também são boas dicas para tranquilizar o corpo e a mente para dormir. Na verdade, use qualquer tática que te relaxe para poder dormir, músicas calmas bem baixinhas… No Youtube você acha várias playlists que ajudam a buscar o sono, experimente! (Clique aqui para ouvir)

– Meditar pode ser uma grande ajuda! Não só ao longo do dia, quando sentir que está muito irritado ou ansioso, mas especialmente para esvaziar a mente para dormir bem. Confesso que nunca meditei, mas como vejo que muitas pessoas indicam, pesquisei alguns aplicativos para nos ajudar (risos):

Medita! Gratuito, disponível para iOs e Android e em português, tem 65 meditações guiadas por Mirna Grzich que são divididas em oito temas. É o primeiro aplicativo com conteúdo de meditação desenvolvido totalmente no Brasil!

Head Space Gratuito, disponível para iOs e Android, o app foi criado por Andy Puddicombe, que em palestras do TED falasobre os benefícios de 10 minutos diários de meditação para alcançar uma vida mais saudável e feliz. Você pode começar com noções básicas da meditação em 10 minutos e depois assinar planos mensais que se aprofundam no assunto. Ele é tem um design bem fofo, mas só está disponível em inglês!

Calm Gratuito, disponível para iOs e Android, o app é em inglês e propõe um minuto de calma e meditação no seu dia a dia para você relaxar e melhorar seu humor. Você escolhe a duração da meditação que usa belas imagens e efeitos sonoros da natureza para te inspirar! E ainda tem meditações específicas para quem quer dormir melhor.

Zen Disponível para iOs e Android e em português (inglês e espanhol),o Zen foi criado pela blogueira e YouTuber, Juliana Goes, para todas as pessoas que desejam levar uma vida mais equilibrada! Têm reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxamento e termômetro de emoções, até meditações guiadas que são feitas pela própria Juliana. O app é pago, mas oferece uma semana gratuita para experimentação.

Spiritual Me Gratuito, disponível para iOs e Android e em português, o aplicativo não só tem meditações guiadas, mas ensina os passos necessários para a técnica “com foco na consciência plena e positivismo”. Ou seja é um app bem completo para quem quer mesmo cuidar da mente!

Agora, se a coisa tá ficando séria e essa mente acelerada demais está te prejudicando muito, você já tentou isso tudo e nada: procure ajuda profissional! Assim, terá uma noite de sono tranquila e uma vida melhor, com uma mente muito mais relaxada e produtiva!