O novo boom latino: quem tá inspirando e quem está bombando no pop

Luis Fonsi, Shakira, Thalía, Maluma lideram a nova fase do pop latino

Por Pedro Pitanga

De tempos em tempos o mundo presencia o boom latino, artistas de origem hispânica que estouram seus hits em escala global e projetam suas carreiras a nível internacional. Shakira, Thalía, Ricky Martin, Paulina Rubio, Enrique Iglesias são alguns dos nomes que já experimentaram o sucesso internacional e somam milhões de discos vendidos ao redor mundo. Os últimos anos, singles, recordes e projeções tem marcado esse cenário, projetando nomes como Maluma e Luis Fonsi e fortalecendo marcas como a de Thalía e Shakira.

Em 2017, um dos mais recentes singles latino já é um dos maiores hits internacionais, “Despacito”, de Luis Fonsi em parceria com Daddy Yankee, que já contabiliza mais de 1 bilhão de visualizações em seu clipe oficial. O sucesso da faixa, chamou a atenção de Justin Bieber que surge cantando em espanhol em um dos remixes para o single – versão que já soma mais de 150 milhões de views no Youtube.

Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee


Luis Fonsi, Daddy Yankee – Despacito (Audio) ft. Justin Bieber

Shakira é outro nome na casa dos bilhões de visualizações! A cantora que colaborou com “La Bicicleta” de Carlos Vives, vem colecionando hits em espanhol. O sigle de Carlos Vive, também colombiano, já está quase alcançando a marca de 1 bilhão de visualizações. Mas o grande boom da artista latina vem na parceria com Maluma que, com “Chantaje”, já ultrapassou 1 bilhão de visualizações – tornando-se o primeiro videoclipe totalmente em espanhol a alcançar com maior velocidade essa marca. A parceria com Maluma é um sucesso internacional e novas parcerias com o cantor devem ser apresentadas em breve.

Carlos Vives, Shakira – La Bicicleta (Official Video)

Shakira – Chantaje (Official video) ft. Maluma

Maluma é talvez o nome latino de maior expansão da atualidade… Dois de seus principais singles chamam a atenção do mercado pela projeção e sucesso, trata-se de “El Perdedor” e “Borro Cassete”. No Brasil, o artista contou com o suporte da parceria com Anitta e, com “Sim Ou Não”, tornou-se destaque em solos brasileiros e já aparece como uma das prioridades internacionais dentro da Sony Music, sua gravadora.

Maluma – Borro Cassette (Official Video)

Maluma – El Perdedor (Official Video)

Seu nome tem sido visto em parceria com o maiores artistas do mercado latino, os chamados “reis do segmento”, se uniram ao novato para estourarem seu novos singles, é o caso de Ricky Martin e seu atual “Vente Pa’ Ca”, brilhou nos charts e se tornou um dos maiores hits de Ricky Martin nos últimos anos.

Ricky Martin – Vente Pa’ Ca (Official Video) ft. Maluma

Quem também abraçou Maluma e foi a primeira grande influenciadora a receber colaboração com o cantor, foi a mexicana Thalía. “Desde Esa Noche” foi apresentada em 2016 nos Premios Lo Nuestro – a maior premiação da música latina nos Estados Unidos, já foi certificada como platina no país e rendeu o disco de ouro à Thalia também nos EUA. A faixa também rendeu um recorde global à Thalia e, com a apresentação de estreia no evento, a cantora passou a ter a performance em uma premiação televisa mais vista no mundo, contabilizando quase 400 milhões de views no Youtube, sem ser promovida como clipe oficial para o single.

Thalía – Desde Esa Noche ft. Maluma

Outro nome que fez a escola dos novatos é Enrique Iglesias, talvez o mais importante artista latino da indústria. Com “Bailando“, Enrique liderou os principais charts latinos e alcançou a expressiva marca de 2 bilhões de visualizações no clipe oficial. Versões alternativas para o single, como o remix com Luan Santana, que ultrapassam a marca de 100 milhões. Seu atual single é “Subeme La Radio“, com seu vídeo oficial já contabiliza 600 milhões de visualizações. Enrique é um dos poucos nomes latinos que consegue dividir sua carreira entre o cenário latino e o Americano, suas parcerias com Pitbull são reconhecidas pelo mundo e seus clipes mantém uma constância de visualizações, que o coloca à frente na lista com a comparação com os “concorrentes”de mercado.

Enrique Iglesias – Bailando

Prince Royce é outro destaque latino com números impressionantes! O cantor que já colaborou com Thalia, também tentou um cross over ao lado de Pitbull e Jennifer Lopez cantando em inglês, mas é em espanhol que sua carreira segue forte. O novo single do artista pode ser ouvido em parceria com Shakira e entre seus clipes mais vistos estão o “Deja Vu”, com a colombiana”, seguido de “Darte Un Beso” com mais de 900 milhões de views em seu canal oficial.

Prince Royce, Shakira – Deja vu (Official Video)

Prince Royce – Darte Un Beso (Official Video)

J Balvin também é outra figura latina que têm ganho cada vez mais destaque! No Brasil, a sua faixa de maior sucesso ganhou colaboração de Anitta e, atualmente, o cantor esta ao lado de Pitbull e Camilla Cabello no tema do oitavo filme da franquia, “Velozes e Furiosos”, a faixa “Hey Ma”. De volta as parcerias, especula-se a colaboração de J Balvin com Thalia no novo CD da mexicana.

J. Balvin – Ginza ft. Anitta

Pitbull & J Balvin – Hey Ma ft Camila Cabello (Spanish Version | The Fate of the Furious: The Album)

Portanto, o mercado está bem aquecido com lançamentos que ultrapassam números de artistas americanos e europeus consagrados. Artistas que enfrentam o preconceito por conta do idioma, provam sua força – com alguns que possuem mais de 40 anos de carreira – ainda mostram sua força internacional tanto no faturamento e quanto na projeção musical e comercial.