Óculos Escuros: como usar de acordo com seu estilo e formato de rosto!

Hey 30tões!

Hoje quero falar sobre óculos e formatos de rosto para te ajudar a escolher melhor seu próximo modelo! Então vamos começar do começo rs… As primeiras lentes escuras de que se tem notícia foram inventadas na China, mas não tinham nada a ver com sol: a finalidade era medicinal – as lentes eram tingidas de chá para tratar conjuntivite. Quem começou a usá-las realmente para filtrar os raios solares foi o famoso imperador Nero, no séc. I, para proteger seus olhos da claridade ao assistir as lutas nas arenas romanas. Ao longo da história, os óculos escuros foram evoluindo e o modelo que conhecemos hoje, com hastes laterais, surgiu apenas no século XVII, na Alemanha, sendo que só nos anos 60 do século XX é que as lentes de vidro foram substituídas pelas de acrílico, ficando mais leves e mais versáteis com reflexos e cores diferentes.

Assim, os óculos escuros passaram a ser um item queridinho na moda, que independente do frio ou calor, do dia ou da noite, estão presentes como um item que confere charme, estilo e atitude ao look. Por isso, fizemos para vocês esse guia prático de tipo de óculos ideal para cada formato de rosto, e ainda, os modelos clássicos e atemporais e aqueles que estão bombando entre as celebridades e fashionistas de plantão! Vamos lá?

Antes de mais nada, vamos identificar o formato do seu rosto:

Se o seu rosto é oval… Com pouca diferença de proporções ao longo do rosto, é o formato mais democrático! Assim, como não há necessidade de destacar ou disfarçar determinadas características do rosto, se joga, porque você pode usar praticamente todos os modelos!

Se o seu rosto é quadrado… Dê preferência a óculos com a mesma largura do seu rosto e com formato ovalado, redondo ou retangular, para suavizar o contorno rígido do seu rosto. Evite óculos com armações muito angulosas ou quadradas. Óculos mais arredondados e com a parte de cima mais reta (como o wayfarer) são ótimos!

Se o seu rosto é triangular… Opte por óculos com armações redondas, estreitas e ovais. Nada muito grande, que pode deixar o visual pesado e afinar mais seu rosto. Modelos de óculos com a parte de baixo ovalada, como o aviador vão muito bem, pois dão volume à parte inferior do seu rosto!

Se o seu rosto é redondo… Escolha armações com formato mais anguloso, quadrado ou retangular, para criar ângulos mais acentuados no rosto. Evite óculos redondos e muito largos. Opte por modelos menos e mais delicados, como os roundeds!

Os grandes clássicos!

Aviador – Originalmente desenvolvido para a força aérea dos EUA, em 1937, o modelo da Ray-Ban tem linhas e formas que ficam bem em praticamente todos os formatos de rosto e é muito usado por homens e mulheres que não querem ousar muito…resultado: um clássico atemporal! Outras marcas também estão apostando no formato, que é um “classicão” que vale super ter no armário!

Os atores Cauã Reymond e Zac Efron já foram clicados com esse modelo!

WayFarer– Outro modelo-ícone da marca Ray-Ban, foi lançado em 1952 e é um dos mais conhecidos modelos de óculos da história. Bastante versátil, o Wayfarer se tornou popular entre celebridades, músicos, artistas e entre aqueles com um apurado senso fashion, sendo marca registrada de estilo. Ele já teve suas versões com armações mais marcantes, lentes coloridas, espelhadas e nas últimas temporadas veio mais clássico, com tons de marrom, preto, dourado, como esses dois exemplos da direita na foto.

Aqui só musos: o modelo Mariano Di Vaio, o ator e cantor Justin Timberlake e o ator Robert Pattinson (só trintões de estilo)!

Ray-Ban Round – Criado com inspiração nos famosos óculos redondos de John Lennon, a Ray-Ban criou o modelo Round, ou RB 3447, que traz um estilo retrô e cheio de atitude, imortalizado pelo ídolo da música, e portanto um clássico nato!

Ideal para homens estilosos e ousados… Mas que dá um toque de sofisticação à looks mais formais e básicos como esse do ator Rodrigo Lombardi.

Os que andam bombando…

Óculos espelhados – Vira e mexe eles entram em voga e agora parece ser mais um momento para os espelhados (talvez menos coloridos como os usados na última temporada) serem usados, sem “preconceito”! São ideais para dar mais estilo à um look básico, deixando-o mais charmoso…

Arredondados – Os clássicos round estão ganhando novos formatos, cores e estilos, e os óculos arredondados sempre estão em alta nas últimas temporadas… Eu adoro!


Óculos “diferentões – São bastante chamativos e podem vir com formas mais retas ou mais hexagonais, ou até mais arredondados e com armações mais grossas, ou até com detalhes de metal, tachas e jóias, sempre brincando com texturas, formatos e cores… A ideia aqui é não ter “regra” e ser marcante!

Gostaram? Espero que as dicas tenham ajudado! Mas lembre-se sempre: o mais importante é você se sentir bem, e achar que o óculos escolhido combina com sua personalidade!

Ah, e atenção na hora de comprar um óculos: certifique-se de que ele tem a película de proteção contra raios ultravioleta, caso contrário você pode prejudicar e até comprometer sua visão a longo prazo!

E arrasem por aí!

Em nossa loja online você encontra diversos produtos de beleza, acessórios e eletrônicos: www.homensde30.com.br