Exagerou? Três receitas de sucos detox

As bebidas não fazem milagres como dizem por aí, mas realmente ajudam a eliminar as calorias indesejadas. Confira as dicas e receitas para desintoxicar

Cada vez mais circulam por aí receitas milagrosas para desintoxicar o organismo e que prometem a queima de calorias e perda de peso instantânea. Especialmente com os tais sucos verdes, vermelhos, vivos, detox, entre outros nomes que são dadas à estas bebidas. Entretanto, fica a dúvida: eles são verdadeiramente eficazes? Tudo depende do que você manda para dentro. Isso porque essas receitas ajudam somente se forem aliadas a uma boa alimentação. De nada adianta sempre investir em um copão de suco se a dieta não estiver em equilíbrio, ou seja, isso não fará com que você perca aqueles quilos indesejados.

Por serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, eles agem limpando o organismo, e, com o corpo limpo, a absorção de nutrientes se torna mais eficiente, contribuindo para uma melhora da imunidade e para o emagrecimento saudável. Portanto, já que o dias das mães passou – e muitas vezes é regado às guloseimas e exageros, deixe o corpo em dia e confira algumas receitas de sucos nutritivos e saborosos para que você inclua na sua dieta e perca peso mais facilmente:

detox-dieta

Suco Desintoxicante
1 maçã descascada
½ copo de chá verde ou 1 colher de sopa de chá verde solúvel
1 clorofila dente de leão
5 laranjas
1 xícara de couve picada

Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Benefícios: por conter vitaminas A, B1, B2 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, a maçã é de fácil digestão e um excelente hidratante. Além disso, tem propriedade que mantém a sensação de saciedade, o que faz com que você queira comer menos. Já o chá verde é rico em catequinas e polifenóis, sendo potente antioxidante e anti-inflamatório, o que melhora a formação de colágeno e ainda previne câncer de pele.
A clorofila é um potente desintoxicante e antioxidante, assim como possui ação bacteriana e cicatrizante. Já a laranja é fonte de vitamina C e do complexo B, tendo ação antioxidante e anticancerígena. Por fim, a couve é composta por betacaroteno, que atua como antioxidante combatendo os radicais livres produzidos durante a corrida.

Suco Energia
40 ml de guaraná em pó
2 colheres de sopa de beterraba
2 colheres de sopa de cenoura
200g de açaí
1 colher de café de pólen

Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Benefícios: o guaraná é um estimulante físico e mental, fazendo com que a perda de peso seja acelera. Já a beterraba contém vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, potássio, açúcar, o que auxilia no controle da pressão alta. Fonte de betacaroteno, a cenoura tem propriedades antioxidante e anticancerígena, aumentando a imunidade e combatendo infecções.
O açaí, por sua vez, é rico em antioxidantes, além de ser fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Apesar de calórico, contêm gorduras de boa qualidade, sendo uma boa pedida. E o pólen é composto por proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas, pigmentos vegetais, gorduras e água. Assim, ele diminui o estresse, contribui para o raciocínio lógico e regulariza as funções intestinais, evitando a prisão de ventre.

Suco Refrescante
1 gota de hortelã pimenta
6 rodelas de abacaxi
4 laranjas
1 clorofila

Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Benefícios: esse suco é rico em vitaminas do complexo B e C e em minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio. Lembre-se que as células do seu corpo precisam de nutrientes e não de calorias. Além disso, a hortelã é facilitadora da digestão, proporcionando conforto estomacal, aliviando os gases e minimizando os efeitos da náusea. A clorofila é um potente desintoxicante e antioxidante, ou seja, além de ajudar no emagrecimento, ainda vai melhorar sua disposição, seu cabelo e sua pele. Isso tudo por causa do combate aos radicais livres que ela proporciona. O suco possui, também, ação bacteriana e cicatrizante para o estômago.

Fonte/Reprodução: O2 Por Minuto (Fonte: Júnia Bethônico, nutricionista funcional do SPA Mitra – Belo Horizonte)